sábado, 1 de janeiro de 2011

Vamos ajudar a REVECOM !


O médico Paulo Roberto Neme do Amorim é um conservacionista nato que conheço  há meio século. Em sua luta para preservar a biodiversidade amazônica protege os recursos regionais e cuida pessoalmente dos trabalhos educativos e assistenciais envolvendo crianças, adultos e idosos, especialmente os mais necessitados. São raras as pessoas com o potencial e a bondade do Paulo, que admiro e respeito profundamente. Infelizmente o Brasil ainda não alcançou um patamar exemplar no cuidado com os seus ecossistemas mais significativos. A Mata Atlântica é um exemplo da devastação sofrida e capitaneada pela sede de produzir a qualquer custo, sem se preocupar muito com o destino das gerações futuras. Depois de séculos de degradação, estamos agora tentando compreender o que fizemos e o que causamos. No entanto, ainda teremos que lutar desesperadamente para salvaguardar, pelo menos, parte do que foi a nossa riqueza natural  Segue abaixo o apelo do Paulo Roberto que estou aqui copiando e rogando a todos -  que de alguma forma possam ajudá-lo - para entrar em contato urgentemente. Agradeço a todos que puderem contribuir. Muito obrigado, de coração.

Roberto Rocha

Segue o apelo do Paulo Roberto:

Inicialmente peço desculpas pelo incomodo. Não o faria se nossa situação não fosse particularmente grave.


Há cerca de treze anos, quando da criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural REVECOM, sofri muitas críticas e descrédito por parte das pessoas. Permeamos a RPPN REVECOM ao público em geral.

Nossas atividades, sem anúncios foram disponibilizadas a mais de trinta mil pessoas através do PEACE – Programa de Educação Ambiental, Cidadania e Espiritualidade e quase mil animais silvestres receberam atendimento humanitário no PVAFS – Programa Voluntário de Atendimento à Fauna Silvestre.

Através de uma taxa ambiental os visitantes colaboram com a manutenção do espaço e o atendimento gratuito à população carente, deficientes visuais e cadeirantes. A receita gerada é aplicada exclusivamente na RPPN, pois sua mantenedora não possui atividades comerciais exceto aquelas necessárias para o bom funcionamento da RPPN.

Em momentos de crises financeiras pessoas e empresas nos apoiaram com doações e convênios de cooperação. O Estado e o Município de Santana estabeleceram convênios.

Uma década após a criação, a RPPN REVECOM é uma Unidade de Conservação do estado do Amapá muito conhecida a nível nacional e internacional, conforme uma pesquisa na WEB. É visitada devido aos programas socioambientais e culturais desenvolvidos.

A RPPN REVECOM não é um espaço comercial é um espaço ideológico onde declaramos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.

Foi construído e é mantido com o árduo trabalho dos seus idealizadores e família, empregados, voluntários e outras pessoas e empresa que comungam com seus princípios ecocêntricos e fundamentos de uma adequada educação ambiental, com base na Carta da Terra, visando um mundo melhor. Infelizmente, porém, estamos enfrentando uma nova crise financeira.

O fechamento do orçamento do Estado do Amapá, em NOV 30, devido à transição de governo, prejudicou a renovação/aprovação de novo projeto semestral para a RPPN solicitadas em novembro. Os procedimentos estão suspensos até a abertura do orçamento 2011, o que representa menos oito mil reais nos já combalidos recursos disponíveis mensalmente, o que é catastrófico para a RPPN.

O valor que se ausenta representa cerca de 61% dos recursos de convênios de cooperação firmados. Passar para 2011 tal ajuda, em prazo ainda não definido, afeta gravemente a essencialidade dos serviços prestados pela RPPN: o PVAFS, hoje atendendo mais de 500 animais o PEACE e o importante custeio da mão de obra cativa.

O repasse semestral realizado pelo Estado, em junho de 2010, exaure-se nesta primeira quinzena de dezembro, nos projetando num vórtice de problemas: o atraso do pagamento da mão de obra, dificuldades com a alimentação dos animais, dentre outros.

Reconheço que, recentemente, o GEA tem sido um parceiro exemplar e que ainda nos ajudará muito, pois existem recursos em caixa, das medidas compensatórias, que poderão ser usados para custear a RPPN ano a ano, ao invés de uma mínima ajuda semestral.

Constrangido, coloco meu pedido de ajuda para V. Sa. que já esteve aqui e conhece nosso trabalho. Juntos, e com a sua doação, poderemos vencer mais uma crise, mantendo a RPPN REVECOM em funcionamento e em contínuo crescimento, espalhando conhecimento por todo lado, lutando por um mundo melhor.

Contamos com sua compreensão. Por favor, nos ajude a enfrentar esta fase que está nos projetando nesta lastimável situação.

Atenciosamente,

Paulo Roberto Neme do Amorim

Reserva Particular do Patrimônio Natural REVECOM, Santana, AP.

Gerente Técnico Voluntário e Guardaparque

Earth Charter Volunteer

www.revecombr.com.br ; http://rppnrevecom.blogspot.com/

pn.amorim@uol.com.br ; revecombr@bno.com.br

Tel: 55 96 3281.3849 Cel: 55 96 9971.2155


PS: As doações poderão ser depositadas na conta:

Conta corrente 52129-9

MANTENEDORA: AMORIM E AMORIM LTDA EPP – CNPJ 01.477.979/0001-56

Agência 3346-4 Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário